Desde quarta-feira(23) decorre, em Luanda, em formato virtual, a reunião dos coordenadores nacionais da Conferência Internacional da Região dos Grandes Lagos (CIRGL), sob orientação do embaixador Miguel César Domingos Bembe, coordenador nacional da República de Angola e presidente dos coordenadores nacionais da organização.

De acordo com o Ministério das Relações Exteriores, está em discussão e análise, entre outros assuntos, a situação das contribuições dos Estados-membros, o Relatório do Secretariado Executivo da CIRGL e o Informe sobre o próximo retiro dos coordenadores nacionais concernente ao Plano Estratégico de Maio de 2022.

Este encontro tem como objectivo principal a preparação da agenda de trabalho da 17ª Sessão Ordinária do Comité Regional Interministerial (CRIM), a decorrer em formato virtual hoje e amanhã.

Participam neste evento delegações multissectoriais dos distintos departamentos ministeriais do Governo de Angola, como Defesa Nacional e Veteranos da Pátria, Finanças, Acção Social, Família e Promoção da Mulher, Recursos Minerais, Petróleo e Gás, além de peritos do Serviço de Inteligência Externa (SIE).

Igualmente, fazem parte do encontro o secretário executivo da Conferência Internacional sobre a Região dos Grandes Lagos, o angolano João Samuel Caholo.

São membros do CIRGL Angola, Burundi, República Centro-Africana, República Democrática do Congo, Sudão, Sudão do Sul, Tanzânia, Rwanda, Uganda, Zâmbia, Quénia e República do Congo.

A Conferência Internacional sobre a Região dos Grandes Lagos é uma organização intergovernamental dos países da Região dos Grandes Lagos de África, cuja  criação baseou-se no reconhecimento de que a instabilidade política e os conflitos nestas nações têm uma dimensão regional considerável e requerem um esforço concertado, tanto para promover a paz e o desenvolvimento sustentável.