Gabriel Selende Nhanys é o primeiro portador de deficiência auditiva a licenciar-se em Direito, pela Faculdade de Direito da Universidade José Eduardo dos Santos, sedeada na província do Huambo, ao defender, sexta-feira, o trabalho de fim de curso, com nota de 16 valores.

O tema da monografia do jovem, de 28 anos, que é apenas surdo, foi “A Dignidade da Pessoa Humana e os Direitos Especiais das Pessoas com Deficiência no Ordenamento Jurídico Angolano”

Depois da apresentação, na hora da defesa, Gabriel Nhanys respondeu às questões do corpo de júris, presidido pelo professor Francisco Mendes da Silva, com a ajuda de uma intérprete de linguagem gestual.

Gabriel Selende Nhanys explicou que a escolha do tema deveu-se ao facto de verificar que a dignidade das pessoas com deficiência tem sido atropelada e o trabalho visa contribuir para a promoção e defesa dos direitos dessa franja da sociedade.

“Sinto-me muito feliz. Tenho a certeza que essa minha atitude pode motivar outras pessoas com a mesma deficiência a se dedicar aos estudos”, acredita o jovem.