O comboio expresso do Caminho-de-Ferro de Benguela (CFB) inaugurou, terça-feira(9), a rota Lobito (Benguela)/município fronteiriço do Luau (Moxico), a sua última estação, com 60 passageiros a bordo.

Após ter partido às sete horas de segunda-feira da estação do Lobito, com cerca de 140 passageiros a bordo, passando pelas cidades do Huambo, Cuito e Luena, o comboio expresso chegou ao Luau, de ontem, num percurso de mil 866 quilómetros.

Em declarações à Angop, Rosa Cambambo, uma das passageiras que viajou do Lobito ao Luau, disse que o aumento deste serviço poderá facilitar a circulação das pessoas na promoção de negócios e outras actividades particulares.

Segundo uma nota do CFB, os bilhetes para a rota Lobito-Luau, para este comboio especial, passam a custar 21 mil 850 kwanzas, a 1ª classe, 18 mil 850 kzs do Huambo-Luau, 17 mil 350 kwanzas do Cuito-Luau e 10 mil kzs do Luena-Luau.

Para os camarotes, do Lobito-Luau os bilhetes custarão 24 mil 850 kwanzas, Huambo-Luau 21 mil 850 kzs, enquanto para o troço Cuíto-Luau serão comercializados no valor de 20 mil e 350 kwanzas.

Com condições de padrão internacional entre carruagens com camarotes, toillets e restaurantes climatizados, música ambiente e televisão, o comboio expresso parte às segundas-feiras do Lobito, com chegada prevista ao Luena, à madrugada de todas as terças-feiras.

O CFB é a maior ferroviária de Angola, que sai do Lobito, na província de Benguela, até ao Luau (Moxico), com 67 estações em mil e 866 quilómetros de extensão de linha férrea.