Um Plano de Contingência de Evacuação para assegurar a devida protecção consular dos angolanos retidos nas áreas de conflito na Ucrânia está a ser trabalhado, anunciou, ontem, o Ministério das Relações Exteriores.

Para o efeito, está em estreita ligação com as representações diplomáticas da República de Angola na Federação Russa, Polónia,  Sérvia e Hungria no sentido de disponibilizarem todo o apoio indispensável neste momento difícil.

Segundo o comunicado, o Ministério das Relações Exteriores apela, apesar da complexidade da presente situação, a todos os compatriotas a melhor colaboração com as instituições angolanas acreditadas nestes países  e informa que continua a trabalhar em coordenação com outros Departamentos Ministeriais.

Por isso, o Ministério das Relações Exteriores manifesta o apreço pela colaboração dos líderes das comunidades angolanas das zonas afectadas e exorta a continuarem na mobilização massiva de todos os cidadãos nacionais para se dirigirem às áreas indicadas pelas missões diplomáticas da República de Angola.