Luanda – O embaixador de Angola nos Estados Unidos da América (EUA), Joaquim do Espírito Santo, abordou a necessidade do reforço das relações bilaterais entre os dois países, num encontro com o diplomata americano, Talinabo Mishingi.

A abordagem ocorreu durante uma audiência, realizada a pedido do diplomata angolano, com o embaixador dos EUA designado para Angola, Talinabo Mishingi.

Numa nota, a Embaixada de Angola nos EUA refere que durante o encontro os dois interlocutores concordaram em trabalhar de forma estreita, no sentido de contribuírem no relançamento da cooperação e promover a parceria económica entre os dois povos.

O embaixador designado dos EUA para Angola reconheceu os esforços que vêm sendo empreendidos pelo Executivo angolano, sublinhando que o país vive uma nova realidade fruto das reformas políticas e administrativas em curso e espera poder contribuir para o reforço dos laços de cooperação existentes.

Disse que gostaria de trabalhar com as autoridades angolanas na identificação das áreas passíveis de cooperação, na base do respeito mútuo, pois o seu país não pretende impor a sua realidade ao povo angolano, mas trabalhar numa convergência que permita criar benefícios mutuamente vantajosos.

Referiu ainda que as partes devem trabalhar no sentido de maximizar a cooperação, promovendo encontros e visitas ao mais alto nível, incluindo trocas de visitas entre ministros e delegações técnicas.

Frisou que sente-se honrado em poder servir o seu país em Angola num momento em que o país se prepara para mais um pleito eleitoral.