A herança cultural da “festa do Povo”, na capital do país, produzida ao longo de mais de quatro décadas, está à disposição do público, a partir de hoje, entre às 9h00 e às 18h00, e até ao dia 1 de Março, numa feira de Carnaval, promovida pela Administração Municipal de Viana.

O evento acontece entre a rua Hoji Ya Henda, nos Bombeiros, e o cruzamento da rua Comandante Chê Guevara, em Viana. Desde domingo, que uma equipa técnica coordenada pela direcção municipal do Turismo e Cultura local, trabalhou na montagem dos palcos e na realização da actividade.

Enquanto estiver a decorrer a exposição dos artefactos do Entrudo dos grupos carnavalescos União Twabixila, Nzinga Mbandi, Unidos do Zango, Juventude do Kapalanga, Domante do Cacuaco, Povo da Samba, Animadores do Hoji-Ya- Henda, Cassules do Gearção Sagrada e Viveiros Nzinga Mbandi, os automobilistas que diariamente utilizam a referida via, devem seguir a sinalização temporária criada ocasionalmente para se evitar constragimentos no local.

Ainda hoje, está marcado para às 10h00, na Liga Africana, o encontro provincial do Carnaval, com a participação de responsáveis de grupos carnavalescos e especialistas em Entrudo, segundo o programa de actividades da Associação Provincial do Carnaval de Luanda.

O encontro está enquadrado nas diversas actividades das celebrações do centenário do primeiro Presidente de Angola, António Agostinho Neto. Amanhã e até 28 deste mês, está prevista a realização da Feira do Entrudo, a ter lugar, no Parque da Independência, em Luanda, na qual vão ser expostos artefactos de mais 40 grupos carnavalescos da capital do país.

Entre as actividades agendadas, destacam-se uma homenagem a diferentes figuras e personalidades ligadas ao Carnaval de Luanda, marcado para sexta-feira, às 17h00, no Palácio de Ferro,  na qual vão ser distinguidos figuras ligadas ao Carnaval.

De acordo com o programa de actividades, no sábado, está agendada a realização da “Batucada do Carnaval”, às 10h00, no campo Independente do Golfe, no Kilamba Kiaxi, em Luanda.

O acto central, este ano, vai ser celebrado com a realização, dia 1 de Março, da “Live do Carnaval de Luanda”, às 15h00, no Centro de Produção da TPA, no Camama, com a exibição dos 13 grupos da classe A (Adultos) de 2020, pelo facto de há dois anos não estar a ser realizado o desfile competitivo, devido à Covid-19. Nesta edição, a organização inclui o histórico grupo carnavalesco União Kabocomeu do Sambizanga, da classe B (Adultos), que encerra a “Live”.