O ministro angolano das Relações Exteriores, Téte António, chegou, esta segunda-feira, a Kinshasa, República Democrática do Congo (RDC), para participar da reunião dos chefes da diplomacia dos países signatários do Acordo-Quadro.

A reunião dos ministros das Relações Exteriores antecede a 10ª Cimeira dos Chefes de Estado e de Governo dos países signatários do Acordo-Quadro para a Paz, Segurança e Cooperação na RDC, a realizar-se em formato presencial, na próxima quinta-feira, dia 24.

O evento vai analisar os progressos alcançados no âmbito da implementação do Acordo-Quadro e será presidida pelo presidente da RDC, Félix Tshisekedi, que assumirá a liderança do Mecanismo de Supervisão Regional do Acordo-Quadro para a Paz, Segurança e Cooperação, actualmente exercida pelo Chefe de Estado do Uganda, Yoweri Museveni.

Angola participará na cimeira na dupla condição de país signatário do Acordo-Quadro e de Presidente em exercício da Conferência Internacional sobre a Região dos Grandes Lagos (CIRGL). Nesta qualidade, Angola tomará assento na tribuna oficial do evento, com o Presidente anfitrião, Félix Tshisekedi, o Secretário-Geral das Nações Unidas, António Guterres, o Presidente da Comissão da União Africana, Moussa Faki, e o Presidente em exercício da Comunidade para o Desenvolvimento da África Austral (SADC), Lazarus Chakwera.

O Acordo-Quadro para a Paz, Segurança e Cooperação na RDC e na Região foi assinado no dia 24 de Fevereiro de 2013, em Addis Abeba (Etiópia). Rubricaram o Acordo-Quadro Angola, Burundi, Quénia, República Centro-Africana, Congo, República Democrática do Congo, Rwanda, África Sul, Sudão, Sudão do Sul, Tanzânia, Uganda e Zâmbia. Este acordo foi assinado também pela ONU, União Africana, SADC, CIRGL, União Europeia, Bélgica, EUA, França e Reino Unido.