Angola saudou a decisão tomada pelo Governo da República do Ruanda de reabrir a fronteira comum de Gatuna/Katuna com o Uganda, a partir desta segunda-feira, 31 de Janeiro.

A reabertura da fronteira está em conformidade com as decisões saídas da 4ª Cimeira Quadripartida realizada a 20 de Fevereiro de 2020, sob a facilitação de do Chefe de Estado angolano, João Lourenço, coadjuvado pelo seu homólogo, da República Democrática do Congo (RDC), Tshisekedi Tshilombo, Presidente da República Democrática do Congo.

Através de um comunicado do Ministério das Relações Exteriores, Angola endereça as suas vivas felicitações às autoridades ruandesas e ugandesas pela evolução positiva registada neste processo, e encoraja-as a prosseguirem com os esforços visando a normalização das suas relações bilaterais, em aplicação dos princípios orientadores do Memorando de Entendimento de Luanda, assinado a 21 de Agosto de 2019.

“A República de Angola congratula-se com tão importante anúncio que terá, certamente, um grande impacto na vida das populações de ambos os países, além dos efeitos económicos significativos”, lê-se no documento.

Por outro lado, Angola reitera a sua disponibilidade em continuar a apoiar o processo de normalização das relações entre as Repúblicas “irmãs” do Ruanda e do Uganda, e manifesta a sua solidariedade para com os povos ruandês e ugandês pela conquista deste importante feito.