Pelo menos 7.709 mulheres, com idade entre 22 e 60 anos, foram alfabetizadas no ano passado, no Moxico, segundo o coordenador provincial do programa de alfabetização.

Alberto Sambongue disse ao Jornal de Angola que as turmas de alfabetização registam a presença de poucos homens, devido ao facto de sentirem vergonha das mulheres. “Tivemos, em 2021, um total de 5.533 homens matriculados nos diversos módulos e este número tem vindo a reduzir cada vez mais”.

O coordenador provincial do programa de alfabetização assegurou que o Gabinete Provincial da Educação tem vindo a realizar trabalhos de sensibilização no sentido de os homens aderirem às aulas de alfabetização e, fruto deste trabalho, verifica-se, este ano, um número equilibrado entre homens e mulheres.  

Além de campanhas de sensibilização, Alberto Sambongue informou que foram realizados, no ano passado, seminários de capacitação de alfabetizadores. 

Para o presente ano, segundo o coordenador do programa de alfabetização no Moxico, o Gabinete Provincial da Educação vai contar com 408 alfabetizadores voluntários, para atender 15.094 matriculados. 

Alberto Sambongue apela às empresas públicas e privadas no sentido de incentivarem os seus funcionários e trabalhadores a frequentarem aulas de alfabetização.     
A falta de material didáctico e o atraso no pagamento de subsídios foram apontados como os principais problemas.