O Ministério do Ensino Superior, Ciência, Tecnologia e Inovação (MESCTI) anunciou, sexta-feira, em Luanda, a abertura das candidaturas a bolsas de estudo, no âmbito do Programa de Envio Anual de 300 licenciados e mestres com “elevado desempenho e mérito académico”, para as melhores universidades do mundo, a partir do dia 17 deste mês.

Uma nota do MESCTI esclarece que as candidaturas para licenciados e mestres decorrem até 31 do próximo mês de Março.
As bolsas de estudo disponíveis por níveis de ensino, para o ano de 2022, são nas especialidades médicas e mestrado, para candidatos até 30 anos, e doutoramento, para aspirantes às bolsas, com idade até 35 anos.

Para o acesso às 300 bolsas de estudo, as candidaturas devem ser feitas, exclusivamente, no sítio oficial do Instituto Nacional de Gestão de Bolsas de Estudos (INAGBE), através do endereço: candidatura.inagbeangola.com.
Para isso, os candidatos devem ter, além da licenciatura (para o curso de mestrado), e mestrado ou concluído a licenciatura (para o doutoramento), uma média final do curso igual ou superior a 16 valores.

Os seleccionados vão ser enviados para universidades de 27 países, com destaque para a África do Sul, Argentina, Alemanha, Bélgica, Brasil, Coreia do Sul, Dinamarca, Espanha, EUA, Japão, Polónia, Portugal, Reino Unido, Singapura e Ucrânia.