O Presidente da República, João Lourenço, foi recebido esta terça-feira (9) para um encontro de cortesia com o seu homólogo de Cabo Verde, José Maria Neves, com quem abordou questões ligadas à cooperação entre os dois Estados.

José Maria Neves foi empossado hoje como quinto Presidente da República de Cabo Verde perante a Assembleia Nacional, cerimónia que contou com a presença de vários estadistas, incluindo João Lourenço, que se faz acompanhar da Primeira-Dama da República, Ana Dias Lourenço. 

O ministro das Relações Exteriores, Téte António, destacou esta segunda-feira que a cooperação entre Angola e Cabo Verde “está no bom caminho”, lembrando que os dois países têm um Acordo Geral de Cooperação que data de 1976, revisto em 1997. Criaram uma Comissão Bilateral Intergovernamental que está a preparar a sua oitava sessão.

“Em Nova Iorque, à margem da Assembleia-Geral das Nações Unidas, o nosso Presidente recebeu o Primeiro-Ministro de Cabo Verde e aí acordamos em continuar a cooperar em domínios como dos Transportes Marítimo, Aéreos e em outros, como a Agricultura e Turismo, que representa cerca de 25 por cento da economia cabo-verdiana”, referiu.

Téte António disse, ainda, que Angola e Cabo Verde podem trocar experiências no “doing business”, no qual o arquipélago lusófono tem sido uma boa referência, além da investigação científica. “Podemos fazer sinergias para as nossas capacidades, incluindo no domínio marítimo, pois Cabo Verde tem grandes capacidades de pesquisa”, sugeriu.