Uma palestra sobre a prevenção do cancro, sob o lema Outubro Rosa – Previna-se e Faça o Toque, decorreu esta quarta-feira (27), em Luanda, numa organização conjunta dos secretariados nacionais da JMPLA e da OMA.

Albertina Manaças, médica e especialista em Oncologia, foi a oradora do evento realizado no Memorial António Agostinho Neto, dentro da responsabilidade social das duas estruturas partidárias afectas ao MPLA.

De acordo com a palestrante, todos são susceptíveis de desenvolver um cancro da mama ou qualquer tipo e apelou às mulheres para que pratiquem exercícios físicos, além de darem de mamar às crianças, por se ser um factor protector contra a doença.

Já a primeira secretária nacional da JMPLA em exercício, Elizandra Wassuca, reiterou o compromisso da organização, enquanto vanguarda da defesa dos direitos e liberdades fundamentais da juventude e das jovens mulheres, em particular, continuar a realizar iniciativas do género para a  prevenção, pois nos estágios iniciais a doença é assintomática.

O cancro da mama é actualmente considerado um problema de saúde pública, devido à crescente incidência e índices de letalidade especialmente em mulheres.

O Instituto Angolano de Controlo do Cancro regista, anualmente, mais de 300 casos de cancro da mama.

Além dos membros do Comité Central do MPLA, dos secretariados e dos comités nacionais da JMPLA e da OMA participaram do acto o Corpo Diplomático acreditado em Angola, deputados à Assembleia Nacional e entidades da Fundação contra o Cancro.