A República de França quer aproveitar as potencialidades oferecidas pelo Porto de Lobito e pelos Caminhos de Ferro de Benguela para dinamizar as relações económicas com Angola.

O embaixador francês em Angola, Daniel Vosgien, revelou esta segunda-feira (10), durante uma visita de trabalho ao Porto de Lobito, província de Benguela, existir por parte de empresários franceses o interesse em participarem do concurso público para gestão dos terminais do Porto do Lobito.

No final da visita, o diplomata disse estar satisfeito com as informações recebidas relativamente ao equipamento e infraestruturas, bem como a sua organização, política comercial e funcionamento.

O embaixador francês foi também informado sobre as vantagens do Porto, principalmente para os países vizinhos sem acesso ao mar

Daniel Vosgien visitou ainda a Sonamet, empresa de estruturas metálicas e a Angoflex, de umbilicais, onde está presente a petrolífera Total, com alguns projetos em curso.

Durante os quatro dias em Benguela, terá encontros com a comunidade francesa e com o governador Luís Nunes.

Por sua vez, o Presidente do Conselho de Administração do Porto, Celso Rosas, informou que o concurso público para a privatização do Terminal Multiuso do Porto de Lobito, será lançado este mês de maio.