Um grupo de Militantes da UNITA acusa Adalberto da Costa Júnior de desviar cerca de 400 milhões de Kwanzas, para comprar uma vivenda luxuosa, em Portugal.

A denúncia foi feita por quadros da direcção do partido, em Cacuaco, que exigem, igualmente, a realização de um congresso extraordinário, para a saída do presidente do maior partido da oposição em Angola

Numa conferência de imprensa, o também suplente do comité nacional da organização juvenil do partido, JURA, Domingos Pedro, acusou o líder a UNITA de promover o tribalismo e perseguir os militantes que não o apoiaram durante o congresso da sua eleição a presidente da organização.

Refere que a eleição de Adalberto da Costa Júnior viola os artigos 110 da Constituição e o 13º dos estatutos do partido que limitam candidatura a presidência do país e do partido a angolanos de nacionalidade originária e que não possuam outra.

Acusa ainda Adalberto de desviar 400 milhões de kwanzas de uma conta que controla, comprar uma mansão em Portugal, deixando as organizações de base sem condições de trabalho e de gastar fundos do partido em luxos e viagens particulares.

Pede explicações sobre um eventual acordo do líder da UNITA com os filhos do antigo Presidente da República, José Eduardo dos Santos.

De igual modo, contesta a substituição do comissário da Comissão Nacional Eleitoral (CNE) Cláudio Silva por Augusto Viana, por sinal membro do Bloco Democrático, com passagem pelo PRS.

Já Cândido Moisés, antigo secretário para mobilização do distrito sede de Cacuaco, considerou Adalberto Júnior “um lapso”, que promove o tribalismo

Acusam-no de culto de personalidade desmedido ao timbrar a sua efígie na bandeira do partido para além de promover para os cargos de direcção e chefia 90 porcento de militantes originários do Sul de Angola e detrimento dos do Norte, quando prometerá na campanha eleitoral promover o equilíbrio.

Domingos Pedro e Cândido Moisés consideram urgente a realização de um congresso extraordinário para destituir o actual líder e eleger um nacional e patriota.

Exortam o conselho jurisdicional da UNITA a reavaliar a liderança de Adalberto Costa Júnior e a indicar um substituto à altura dos desafios do país.

Perto de 50 militantes da UNITA presenciaram a conferência de imprensa.